Thursday, March 20, 2008

Os 7 cêntimos

Há coisas que me irritam. Há coisas que me irritam muito. E há coisas que me deixam fora de mim, uma delas é fazerem-me passar por burra.

Sempre aprendi bastante depressa, e sei aprender com os meus erros. Já tenho carta de condução há aproximadamente 5,5 anos, e desde que chegou a moda de o proprietário do carro auto-abastecer-se que eu lido DIARIAMENTE com máquinas de abastecimento nas bombas de gasolina. Pelo saber que acumulei este tempo todo, aquilo funciona assim: se quisermos atestar, ou meter combustível sem pré-marcação, retira-se a tampa do depósito, e enche-se o depósito até onde nos apetecer. Este tipo de marcação não me agrada muito, porque a conta normalmente nunca é certa, aparecem valores por vezes de 19,73€ e isto desagrada-me, portanto prefiro a pré marcação. Já me aconteceu uma altura marcar o valor e por acaso notei algo de estranho (acho que o valor não tinha sido fixado), e portanto estava a abastecer e aquilo não parou no valor pretendido, (abençoado multibanco!) no entanto dessa vez eu nao fiquei zangada porque no fundo tinha notado algo de estranho aquando da marcação. Desde aí nunca mais me aconteceu semelhante..., até sabado passado! Ora lá fui eu abastecer, e como expert que estou nestas coisas, coloquei o valor pretendido (desta vez tudo bem), comecei o abastecimento, e de facto tal como de costume, quando faltava cerca de um euro para terminar, a bomba passou para um fornecimento mais limitado de forma a alcançar o valor pré estabelecido. Parou nesse valor, e enquanto eu removia a mangueira a bomba não deve ter estancado correctamente e deixou sair um fiozinho de gasolina, ou seja passou 7 cêntimos do que eu tinha marcado. Ora, eu na altura até nem tinha reparado. Lá me dirigi ao senhor que tem um trabalho de receber dinheiro e não-fazer-mais-nenhum-o-dia-todo, e vejo a aparecer no visor da maquina, xxxx,07€!!! Ora pensei que seria o valor de alguém que teria ido antes de mim, e disse-lhe que eu tinha para pagar apenas xxxx. Para meu espanto diz o dito senhor, ah não! voce meteu xxxx E 7centimos! eu, ainda calma, disse, olhe eu já meto gasolina há muitos anos e sei bem que marquei em condições e na pré marcação coloquei apenas xxxx, até porque na pré-marcação só dá para colocar EUROS!! os cêntimos não dá! ao que o gajo respondeu: "Ah pelos vistos não sabe marcar!" Pronto, subiram-me os calores. Virei-me para ele e disse :
"Mas você está a fazer de mim burra?! Não pago 7 cêntimos nenhuns, e não é pelos 7 centimos, porque isso nao vai-me fazer diferença nenhuma, mas simplesmente porque quando se faz uma pré marcação é para assegurar que coisas destas não acontecem! já agora eu marcava 20 euros, os senhores lembrava-se de calibrar mal as maquinas e quando se reparava o condutor tinha de pagar 50, não?! era o que faltava! Se quiserem calibrem bem as máquinas e mais nada! não tenho de pagar pelos erros de calibração da maquina!"
Virei as costas e deixei uma fila de pessoas a olhar para mim e a pensarem talvez que eu fosse tolinha por estar ali a discutir por 7 cêntimos..., mas a verdade é que ali não estavam em causa os 7 cêntimos, mas sim a culpa ter sido deles por a máquina ter libertado mais combustivel e principalmente por aquele pacóvio ter duvidado da minha palavra!
Que gente!

7 comments:

Hélder said...

Gostei particularmente da descrição detalhada com que explicaste como proceder ao respectivo enchimento do depósito. Muito técnico, sim senhora! Vai ajudar muitas leitoras que vivem angustiadas no seu dia a dia por nem saberem da existência da pré-marcação!!
Mas de facto é preciso um cuidado redobrado com esses senhores que não-fazem-nenhum-o-dia-todo, sobretudo se se for do sexo feminino! É que ele pensam que as mulheres não sabem sequer abastecer o seu veículo... sabe-se lá bem porquê;)

moonchild said...

Esta mulher é do Nuorte carago :)

Beijinho

Pikuz said...

She gives a little of attitude, she gives a little of something new... :)

Muito bem! Estas de parabens! No pior do casos o camone da gasolineira dirte-ia muito educadamente algo como : "Sim, minha senhora, tem toda a razao! Mas eu sou um mero funcionario e tenho que seguir ordens! Acho que deve deixar uma reclamacao" ;) Mas tiveste azar!

Pensa assim, foi mais um obstaculo que contornaste da melhor forma ;)

Beijinhos,
David

PS: Isto do PS quer dizer PostScript, na realidade! Hoje n ha mais a acrescentar dado o detalhe da situacao exposta! Tens que escrever mais vezes assim!

Anonymous said...

aprendes depressa? so se for de burrice ehehe

shenaia said...

Anónimo, também vulgo Cobarde, visto teres a necessidade de te esconder atrás do anonimato,

A primeira coisa que pensei quando vi o teu comentário foi pura e simplesmente apagá-lo, visto que não dou sequer confiança a pessoas pobres de espírito e sem nada melhor para fazer na vida do que achar que têm piada. No entanto, vou deixar ficar, só para mostrar que afinal aqui o BURRO és tu.
Caso não tenhas reparado, não me conheces de lado nenhum, e não sabes nada acerca da minha pessoa. Felizmente, eu nunca tive problemas de auto-estima nem tenho o costume de julgar quem não conheço - a isso costuma chamar-se inteligência - coisa que tu não tens.
Sim, eu sempre aprendi depressa e sempre fui considerada uma pessoa inteligente, se calhar ao contrário de ti, que deves ter alguns complexos de inferioridade, de contrário não precisavas fazer um comentário acerca de algo recorrendo ao anonimato… a cobardia deve ser coisa complicada…
Sabes, a tua burrice nota-se logo à partida quando lês um blog para o qual ninguém te convidou, e em que a tua principal preocupação é tentar denegrir a imagem do autor. Repara, se ninguém te chamou a ler este blog, nem ninguém te obrigou certamente a ler, então porque o leste?! Se eu não gosto de um blog ou não concordo com o que lá está escrito, simplesmente dirijo-me a um “X” que se encontra no canto superior direito do monitor e saio…cá está, mais uma vez não pareces muito esperto sequer, porque bastava teres feito isso…mas agora que te expliquei para a próxima já sabes! A isso chama-se Aprender, convêm tomares nota!
Além disso se não gosto, apenas saio e não preciso deixar um comentário a dizer mal das pessoas que não conheço, porque a minha felicidade não advém de procurar inferiorizar os outros, e a isso também se chama Educação…lá está! Mais uma vez Anónimo, não a deves ter.
E sabes, tal como ficou demonstrado quer no episódio dos 7 cêntimos, quer aqui nesta resposta, EU não sou cobarde, ao contrário de uns e outros como TU!
Não baixo a cabeça quando tenho razão, e luto pelo que acredito! E não, não me deixo rebaixar por imbecis, que acham que têm o rei na barriga.
Tenho educação para quem a merece, e tu, claramente, não a mereces.

o vizinho do blog ao lado... said...

Olá!
Agora tens de contar as tuas aventuras… “shenaia e a camisola perdida”… um historia digna de csi.

Hélder said...

Realmente... Isso é que é uma aventura digna deste blog. Com direito a video-vigilância e tudo;)
Ficamos à espera!!