Monday, March 31, 2008

Petição



Estou a escrever isto ainda com lágrimas nos olhos e com náuseas e tonturas provocadas pelo choque de ler isto.
Recebi um email que falava de parvalhão a quem chamam de artista, nomeadamente Guillermo Vargas Habacuc, que teve no ano passado a brilhante ideia de "expor" um cãozinho preso a um canto de uma galeria até ele morrer de fome e sede. E a este monstro chamam de artista?!!?! Eu chamo de Filho da P***!!
Pobre bicho..., acerca dele nao se pode fazer nada, mas pelos vistos este demente foi CONVIDADO a "expor" novamente na Bienal Centroamericana de Arte!! Eu bem digo que estes americanos sofrem todos da pinha, só pode!!

Como é possivel que façam isto a um animal e se chame a isto arte?! Por isso, peço que assinem a petição, para impedir que isto aconteça novamente.
Obrigada
http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html

14 comments:

Hélder said...

Espero que tenhas sabido isto através de um daqueles emails com objectivo de criar spam, sempre seria melhor do que esta notícia ser verdadeira.
Pelo sim, pelo não, está assinado.
Agora pergunto-me. Nos EUA não existe uma Sociedade Protectora dos Animais? Se pelo menos nisso estamos mais à frente do que eles, sinto um grande orgulho em ser Português...

o vizinho do blog ao lado... said...

Por mais macabro que possa parecer, o senhor fez isto de propósito. O que o senhor queria era ser falado, vir nos jornais, que criassem petições, onde as pessoas se manifestam contra ele. Ele não pôs lá um cão, como forma de arte, pôs sim um cão que serviu de veículo para ele ter fama, e como toda a gente sabe os artistas não batem bem da bola, é a ideia que ele quer transmitir. Além do mais este tipo de coisas vende, e infelizmente, a comunicação social faz questão de mostrar este tipo de coisas porque dá audiência, se em vez de um cão, fossem aranhas ou outro tipo de insectos, achas que alguém dava importância ao dito senhor se é que lhe podemos chamar senhor. Não, não vou assinar a petição porque se o fizer estou a dar demasiada importância a quem não merece, afinal de contas ele só quer que falemos dele, quer ser conhecido por ser um artista polémica, que provoca as pessoas, eu simplesmente vou ignorar o senhor, porque ignorar este senhor é o que fazemos de melhor pela vida dos animais.

o vizinho do blog ao lado... said...

Esqueci-me de mencionar… quanto mais nos manifestarmos contra o senhor, mais ele terá motivos para continuar a matar animais, sim para que continuemos a falar dele. Para mim a melhor maneira de nos vermos livres deste senhor e ele parar de matar animais é Ignorando este pseudo artista.

Hélder said...

Lamento discordar num aspecto, vizinho. Se é verdade que este "artista" procura a fama, também é verdade que se a petição tiver um valor verídico impedi-lo-à de matar mais animais desta forma.
Eu só digo, a quem desrespeitasse os direitos dos animais, deviam ser-lhe retirados os direitos do homem.

o vizinho do blog ao lado... said...

Quantas pessoas se manifestam e fazem petições contra o senhor Bush, para ele acabar com uma guerra sem fundamento, para retirar as tropas do Iraque, para que não morram mais soldados (já morreram mais que no Vietname) … Ele já recuou nas suas medidas? Mudou a sua política? O pseudo artista quer fama, e vai continuar a fazer mesmo, o senhor Bush vai continuar com a sua guerra de interesses económicos e de monopolizar o mundo.
Também me lembrei dos governantes da Coreia do Norte, da China… o Sr. Hugo Chavez (que é presidente de um país com uma democracia especial).
Eu não sou insensível às questões dos direitos dos animais, posso estar errado mas o que o senhor quer é lhe demos uma importância que ele não merece.
Acreditem que me dói mais os abusos aos direitos humanos e os abusos dos direitos das crianças.

Hélder said...

Estás a esquecer-te que ao pensar desta forma estás a fazer o mesmo que todas as pessoas que passaram, olharam para o pobre cão e simplesmente o ignoraram. Nenhum de nós ignora os direitos humanos nem os crimes que são feitos contra humanidade por pessoas como o Bush ou o Chavéz. Mas neste momento o que está em causa é a nossa capacidade de ser humanos perante um acto que é tudo menos isso. Lamento mas eu não consigo ignorá-lo...

Anonymous said...

Eu sou da opiniao do vizinho do lado!tal como aqueles mails que pedem para reenviar porque tal e tal...nao envio nada,nao assino,nao voto,nao protesto.
Vejam finais Felizes em:
http://www.abra.org.pt/html/
não tenho blog.beijos a tds.
O que la vai ja foi.

shenaia said...

Olá anónimo, na verdade eu também não re-envio mails nem sou de assinar estas coisas. Mas esta petição não é contra o artista ter morto o cão no ano passado, mas sim para impedir que ele volte a fazê-lo... Acho que um cão amarrado não pode falar para se defender, e por isso alguém terá de defender o animal...

Pikuz said...

Ora viva!

Peço desculpas mas acho que me vou meter no meio da troca de ideias... n resisto, pois o tema choca-me mas choca-me ainda mais a inoperância das pessoas em relação a certos factos!

Que este senhor quer ter a fama toda, não é mentira, concordo! Não passa de mais um intelectual (por ser de artes) protegido! Temos alguns tb em Portugal, mas que não fazem tamanha monstruosidade (acho)! No entanto, o tão aclamado Siza Vieira tb destruíu a baixa do Porto, mas continua um iluminado... coisas de fama... Mas passando este devaneio à frente, isto é uma atrocidade verdadeira e que necessita de ser combatida!

Tá visto que, por parte de governos e comunidades de artistas tão filhos da p*** quanto este verdadeiro anormal, terá todo o apoio! Ora se os media tb gostam disto porque ganham dinheiro... quem resta para protestar?! As restantes pessoas... ora, se estas tb nada fazem, qual a conclusão?! Nada é feito! Xaram! (Isto é um raciocínio lógico, acreditem! Posso mostrá-lo aos mais duvidosos...)!

Quanto a políticas governamentais... caro vizinho... nem de longe nem de perto os americanos perderam tantos homens como no Vietname! Os americanos perderam cerca de 45000 soldados oficiais e os norte-vietnamitas cerca de 1 milhão! Não confundas ;) Já em termos de mortes civís, também ainda estamos longe de alcançar os números do vietnam... mas as munições e outros despojos de guerra com urânio empobrecido infelizmentre tratarão de fazer equivaler as contagens daqui a uns anos...

Quanto ao Sr. Chavez... chama-lhe o que quiseres... mas defende o seu país da poítica Iraque na América do Sul... ora é contrário à primeira crítica ao Bush... desculpa, mas era um reparo necessário! Espero só que relativamente ao assunto do tratamento perfeitamente nojento e anormal que este grande xupa p***s de artista não mantenhas o rigor que apresentaste nos dados da tua opinião relativamente ao Bush e afins... talvês justifique a tua opinião, com a qual discordo!

PS. No hard feelings! A opinião é tua e ainda bem que a exprimes, porque assim dá para debater assuntos importantes... que normalmente todos nós nos esquecemos de debater...

Beijo para a Shenaia, que mais uma vez mostrou o seu forte caracter!

Abraços aos restantes!

o vizinho do blog ao lado... said...

Tenho de dar a mão á palmatória em relação ao número de soldados (Iraque e Vietname), assumo o erro. No entanto a ideia da pergunta é a mesma, por isso volto a reformular a pergunta, de forma a não ferir sensibilidades em relação a números.


Quanto vale uma vida humana? Quanto vale a vida de um soldado ou um soldado não é pessoa? E os civis que morrem nestas guerras de interesses económicos? Agora multipliquem o valor de cada vida humana por todas as pessoas que morrem numa guerra. E o desrespeito pelos direitos humanos, o que fazem aos prisioneiros de guerra… lembrei-me de Guantanamo, mas esta prisão para presos de guerra vai fechar (por causa dos direitos humanos), e não existirão mais? O Sadam foi morto pelos desrespeitos aos direitos humanos, existem alguns governantes que também desrespeitam os direitos humanos, e não são mortos porquê? Note-se, sou contra a pena de morte.


Agora falando em refugiados, a fome que estas guerras trouxeram, o que se passa no Darfur, os senhores poderosos do mundo o que tentam fazer a nada é a mesma coisa, e não adiantam petições, manifestações, tudo porque não existem interesses económicos na zona. Se o Sudão e a Etiópia tivessem jazidas de petróleo, haveria ou não uma intervenção militar, não vou dizer nomes de governantes porque posso ferir sensibilidades. A ajuda humanitária é impedida de chegar a estas pessoas, estão crianças a morrer a fome e á sede, não é só o cãozinho. Eu não fico em casa participo em campanhas de ajuda humanitária (já participei varias vezes nas campanhas do banco alimentar) sei que vão dizer que o banco alimentar não ajuda os necessitados do Darfur, mas ajuda os necessitados de nosso país que também passam fome, acreditem que não são poucos.


Quanto ao senhor Hugo Chavez, ele sim é governante de um país com uma democracia especial, um senhor que quer mudar a constituição para poder ser presidente vitalício (sorte que não foi aprovado, chamam a isto democracia), um senhor que fecha um canal de televisão porque faziam criticas á sua pessoa e ao seu governo. Em Portugal já não haveriam canais de televisão, se, sempre que se falasse mal de um governante se fechasse um canal de televisão. O que uns chamam interesses do povo eu chamo burrice, porque cortar relações com algumas das maiores economias do mundo só porque se é o 5º maior produtor de petróleo do mundo, não existe por parte de alguns governantes vontade de mudar o regime político da Venezuela (como fizeram no Iraque) porque se não o Sr. Hugo Chavez deixa de fornecer petróleo, ou como ele já disse que incendiava as petrolíferas só para não vender, a alguns países que não vou mencionar o nome para não ofender ninguém.


Lembrei-me também dos doentes e idosos, que passam a vida sozinha em casa sem ninguém para conversar, já alguém os foi visitar? Eu já, varias vezes.
O que eu faço pode ser uma gota de água, mas o mar seria mais pequeno sem essa gota de água, como diz a Madre Teresa de Calcutá.


Não, sou insensível aquilo que o artista fez ao cão, simplesmente sou mais sensível ao que alguns artistas fazem ás pessoas, enquanto que o artista por devaneio ou inspiração artística matou um cão outros artistas matam crianças e pessoas á fome também por devaneio e por interesses políticos e económicos o que na minha opinião é bem mais grave.

o vizinho do blog ao lado... said...
This comment has been removed by the author.
o vizinho do blog ao lado... said...

Existe a carta internacional dos Direitos Humanos, e tem de ser cumprida, enquanto existirem nações, pessoas e partidos políticos que não zelam pelos direitos Humanos e pela igualdade de oportunidades, as minhas energias concentram-se em tentar que o ser humano seja respeitado, porque só quando eu e todos nós aprendermos a defender e a respeitar os nossos semelhantes é que talvez consigamos proteger e defender os animais, as pelnatas o nosso planeta.

Nota: quando falo em participar em campanhas do banco alimentar, não me refiro ao que muita gente faz deixa só o saco com os alimentos para descargo de consciência, eu dou o corpo ao manifesto, tentar convencer as pessoas a ajudar e a ainda ter de ouvir e calar com algumas respostas arrogantes por exemplo “NÃO, não ajudo e daí”, estar a recolher o que as pessoas dão, pelo menos não fico em casa a assinar petições para os outros resolverem, tento fazer alguma coisa no mínimo.

Hélder said...

Vizinho, concordo com tudo o que referiste, no entanto o que está aqui em jogo não é "dar atenção a um simples cão vs. dar atenção aos milhões de pessoas oprimidas no mundo inteiro", mas sim NÃO IGNORAR UM ACTO EXPOSTO DE DESUMANIDADE. Penso que nenhum de nós aqui acolheria este cão em casa ao invés de uma criança órfã e esfomeada, se lhe fosse dado a escolher. Pessoalmente se pudesse, acolhia ambos.
Todos nós estamos do mesmo lado mas a nossa forma de comunicação é altamente falível e o desacordo que (parece) existir quanto a este tema deve-se sem dúvida a isso.
Todos somos contra as guerras políticas com meros interesses económicos que custam vidas a militares que só desejariam estar em casa com as suas famílias. Todos somos contra atitudes totalitaristas de chefes de estado. É verdade que se calhar a tendência do ser humano seja dar mais atenção aos esfomeados de África (pelos quais pouco podemos fazer) do que ao nosso vizinho acamado que nem dinheiro tem para a sua medicação (o qual podíamos ajudar a viver uma vida mais digna). Os média são sem dúvida grandes influências. E acredito que se essa influência for usada devidamente conseguiremos mais do que enviar simplesmente o Tiago para Cuba.
Mas tudo isto implica uma mudança de mentalidade de populações e infelizmente não ocorrerá da noite para o dia. Até lá resta-nos talvez lutar por situações isoladas para mostrar que não estamos resignados com tudo o que se passa à nossa volta. Cada um o fará à sua maneira. Para mim, pensar que talvez possa impedir que um acto macabro destes se repita, é uma das muitas formas de o fazer.
Uma petição serve para mostrar a vontade de um grupo de pessoas. E a nossa vontade é acabar com "obras" deste tipo. Lamentavelmente não me posso cruzar na rua com este "artista" senão acredita que não me limitava a assinar uma petição.
O que me deixa mais relutante não é dares tanta importância à falta do cumprimento dos direitos humanos, pelo contrário elogio-te por isso. O que não consigo perceber é o facto de te recusares a participar nisto somente porque dás mais importância a "tudo o resto que podemos fazer". Mas podes fazer tudo o resto E ISTO TAMBÉM. Ninguém te impede de ser um participante activo na recolha de alimentos para o banco alimentar contra a fome e ao mesmo tempo assinares uma petição contra um cabrão dum "artista" que resolveu sacrificar animais em nome da sua fama. Só mostrará até que ponto és contra qualquer tipo de violência.
Assinares isto não vai fazer com que passes a ignorar problemas mais importantes do que este. Todos temos consciência que existem. Mas se pelo menos, para este problema em concreto, conseguirmos dar uma pequena ajuda que seja, será mais um pequena "gota".

o vizinho do blog ao lado... said...

Desviei-me do assunto principal do post, o senhor que se intitula artista por ter morto um cão á fome e á sede está a conseguir o que pretendia com esta ideia artística. Já reparam na quantidade de coisas que se começaram a escrever sobre o senhor depois da sua dita obra de arte, o tempo que gastamos a pensar nele, existe um provérbio que faz muito sentido e se aplica bem no caso “quem não é visto ou falado, não é lembrado”. Acham mesmo que o senhor não volta a fazer o mesmo, mesmo que seja impedido de o fazer nesta exposição? Com certeza fará noutra exposição, com o único objectivo de ser polémico. Lembrei-me por exemplo do Spencer Tunick, foi impedido de fotografar nus em vários países, ele parou de o fazer? Ou senhor francês que não me lembro o nome que está impedido de escalar arranha-céus, parou de o fazer? Até serviu para uma campanha publicitária da Optimus. Claro que o que o senhor que matou o cão, cometeu um crime grave, o senhor francês só pôs a vida dele em risco.
Quanto á comunicação social, é engraçado fazer zaping (não sei se, se escreve assim) na hora dos noticiários e reparar como os diferentes canais tratam a mesma notícia. É um exercício que deixo para vocês, eu já o fiz, e depois com certeza perceberão porque é que a Tvi é o canal com mais audiências e a RTP2 o canal com menos audiências.
Não voltarei a comentar este post, mesmo que seja provocado, uma vez que perdi tempo de mais com um artista que quer ser conhecido por ser polémico, estou a contribuir para que ele fique ainda mais conhecido.

Sem ressentimento, eu gosto de debater ideias, uma coisa é ideias outra coisa é pessoa, por isso não me zango com ninguém mesmo que tenham ideias contrárias às minhas.
Nota: Peço desculpa pela palavra pelnatas, no meu comentário das 13:46, o que eu queria escrever era plantas.